28 Nov 2021

Mais de 70 milhões no Brasil passam ou receiam a fome

  Qua, 13-Out-2021

Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), publicado nesta quarta-feira, indica que quase 20 milhões de brasileiros passam fome regularmente - declaram passar 24 horas ou mais sem ter o que comer em alguns dias. Outros 24,5 milhões receiam a fome e já reduziram a qualidade e q quantidade do que comem. E 74 milhões receiam passar fome no futuro.

O levantamento, feito pelas pesquisadoras da Escala Brasileira de Segurança Alimentar feita pelo IBGE, elabora os dados do órgão estatal, realizados a cada quatro anos, dentro da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

A pesquisa toma como amostra 1.662 domicílios urbanos e 518 rurais e foi realizada no campo até setembro, antes do último aumento da inflação.

Dados do IBGE mostram que, depois de uma queda desde 2004, a fome voltou a crescer a partir de 2014, sobretudo na recessão de 2015-2016, que encolheu o PIB em 7,2%.

No Norte e Nordeste, a fome atinge 18% e 14% dos domicílios, respectivamente. A média nacional é de 9%, isto é, um em cada dez brasileiros passa fome. No Centro-Oeste, celeiro agro-industrial brasileiro, um terço das famílias receia passar fome.

“Antes mesmo da pesquisa, esperávamos o agravamento do quadro, mas não que fosse tão profundo”, disse Renato Mafuf, coordenador da Rede Penssan, ao UOL.