19 Nov 2019

Bolsonaro faz Cultura virar Turismo

  Qui, 07-Nov-2019
Antônio, com o chefe: no turismo Antônio, com o chefe: no turismo

O presidente Jair Bolsonaro nunca deu importância à cultura. Pelo menos, à diversidade da Cultura, instrumento essencial da educaçao, que visa jsutamente estimular o livre pensamento. Agora, promoveu o mais bizarro movimento de seu governo: tranferiu a Secretaria especial de Cultura, que era o antigo Ministério, do Ministério da Cidadania para o do Turismo. O secretário Ricardo Braga foi exonerado. 

Para o lugar, o presidente nomeou Roberto Alvim, ex-diretor do Cenro de Artes Cenicas, que chamou a atenção recentemente por chamar a atriz fernanda Montenegro de "intocável" e "mentirosa", o que caiu no agrado do bolsonarismo.

Com a secretaria, foram transferidos o Conselho Nacional de Política Cultural, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e a Comissão do Fundo Nacional de Cultura. o decreto de Bolsonaro também anunciou a transferência de atribuições como a proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural, e regulação dos direitos autorais.

O Ministério do Turismo ainda está sob a direção do ex-deputado Marcelo Álvaro Antônio, denunciado pelo Ministério Público Federal pelo uso de candidatos laranjas no PSL mineiro. "Recebemos a incorporação da Secretaria Especial da Cultura ao MTur com muita responsabilidade e compromisso", disse ele.

A notícia caiu com espanto e ironia pela oposição e no meio artísitico. "Agora o primeiro filme que vão fazer é Meu Pé de Laranja Lima", disse o deputado federal Alexandre Frotta, referindo-se às acusações contra Antônio e o clássico literário de José Mauro de Vasconcelos. Já foi feito por sinal em 2013 um filme baseado no livro, que é de 1968. 

Braga assumiu a pasta da Cultura após Henrique Pires, que ocupou o mesmo cargo, pedir demissão em agosto, dizendo que preferia "cair fora" para não "ficar e bater palma para censura". Bolsonaro tinha mandado cancelar um edital da Agência Nacional do Cinema para o financiamento a produções audiovisuais, entre elas filmes com temática LGBT.