15 Set 2019

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão preventiva do ex-ministro Antônio Palocci, que foi o homem forte do governo de Luís Inácio Lula da Silva, por 7 votos a 4.

Aborrecida com os transtornos causados pela presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na sua carceragem, a Polícia Federal do Paraná, por meio do sindicato dos delegados no estado, pediu a transferência do seu ilustre prisioneiro para outro lugar.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, relator do processo, decidiu adiar em cinco dias a rediscussão  no tribunal sobre os julgamentos em segunda instância.

O Partido Ecológico Nacional (PEN), autor do pedido da liminar contra a prisão após após a segunda instância, é quem fez o pedido.

O presidente Michel Temer passou o secretário-geral da presidênca, Moreira Franco, para o Ministério das Minas e Energia, pasta vaga com a saída de Fernando Filho, que é candidato a deputado federal pelo DEM. Com isso, Temer passa para uma pasta onde está a Petrobras e a maior parte das ações sensíveis do governo a um de seus colaboradores mais próximos e conselheiro na intervenção da segurança pública no Rio de Janeiro, estado do qual Moreira Franco foi governador.

Integrantes da equipe econômica foram ao Tribunal de Contas da União para negociar o descumprimento, em 2019, da regra de ouro - que proíbe o uso de dinheiro de empréstimos para bancar despesas do dia a dia. 

Nasim Aghdam, moradora do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, invadiu a sede do YouTube, em San Bruno, e começou a atirar. Feriu gravemente um homem e uma mulher e levemente uma segunda mulher. Caso raro de atirador do sexo feminino, Aghdam, de 39 anos, se matou em seguida no local.

Endividada e em processo de enxugamento geral, a Petrobras colocou à venda mais três ativos de seu portfólio de campos marítimos para fazer caixa. 

O ex-deputado Paulo Maluf, que está em prisão domiciliar decretada pelo ministro Dias Toffoli desde a semana passada, depois de alegadas dores nas costas que o impediam de ficar em pé, não compareceu perante a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, onde seria informado sobre as restrições de movimento e receberia a tornozeleira eletrônica.

Ao invés disso, pegou um avião para São Paulo, onde tem residência. A juíza Leila Cury informou o Supremo tribunal Federal, além de pedir à Corte informações sobre o seu estado de saúde.

Ainda não houve uma avaliação oficial a respeito de suas condições de ficar na cadeia. Na prática, Maluf escapou da cadeia.

O juiz federal Daniel Rafecas indiciou nesta terça-feira o ex-ministro do Planejamento do período kirchnerista (2003-2015) Julio de Vido e o ex-secretário de Energia Daniel Cameron por “supostas manobras para favorecer a construtora Odebrecht na licitação de contratos para a ampliação de gasodutos".

O presidente Michel Temer anunciou na segunda-feira o investimento de 1,94 bilhão de reais do governo federal em saneamento básico.