14 Nov 2019

O empresário Joesley Batista, dono da JBS e um dos principais delatores dos crimes republicanos, afirmou à Procuradoria Geral da República que dava uma "mesada" de 50 mil reais mensais ao senador Aécio Neves, na forma de um patrocínio a uma rádio mineira onde o político tinha sociedade, durante dois anos.

A União Europeia proibiu a importação de carne de frango de 20 frigoríficos, entre eles nove empresas brasileiras, incluindo a maior delas nesse mercado, a BRF. Oficialmente o motivo foram as "deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário". 

O ex-governador e deputado afastado Paulo Maluf teve confirmada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira sua prisão domiciliar, em vez do regime fechado no qual se encontrava. A sentença foi do relator do processo, ministro Edson Fachin, que não precisou da votação em plenário e apenas confirmou decisão anterior do ministro Dias Toffoli, antes mesmo de ir a julgamento um pedido de habeas corpus.

O Tribunal Regional Federal da 4a Região negou recurso do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e manteve sua pena de 30 anos e 9 meses de prisão.  Como o fim dos recursos em segunda instância, Dirceu já pode ser preso, assim como aconteceu com o ex-presidente Lula. 

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão preventiva do ex-ministro Antônio Palocci, que foi o homem forte do governo de Luís Inácio Lula da Silva, por 7 votos a 4.

Aborrecida com os transtornos causados pela presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na sua carceragem, a Polícia Federal do Paraná, por meio do sindicato dos delegados no estado, pediu a transferência do seu ilustre prisioneiro para outro lugar.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, relator do processo, decidiu adiar em cinco dias a rediscussão  no tribunal sobre os julgamentos em segunda instância.

O Partido Ecológico Nacional (PEN), autor do pedido da liminar contra a prisão após após a segunda instância, é quem fez o pedido.

O presidente Michel Temer passou o secretário-geral da presidênca, Moreira Franco, para o Ministério das Minas e Energia, pasta vaga com a saída de Fernando Filho, que é candidato a deputado federal pelo DEM. Com isso, Temer passa para uma pasta onde está a Petrobras e a maior parte das ações sensíveis do governo a um de seus colaboradores mais próximos e conselheiro na intervenção da segurança pública no Rio de Janeiro, estado do qual Moreira Franco foi governador.

Integrantes da equipe econômica foram ao Tribunal de Contas da União para negociar o descumprimento, em 2019, da regra de ouro - que proíbe o uso de dinheiro de empréstimos para bancar despesas do dia a dia. 

Nasim Aghdam, moradora do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, invadiu a sede do YouTube, em San Bruno, e começou a atirar. Feriu gravemente um homem e uma mulher e levemente uma segunda mulher. Caso raro de atirador do sexo feminino, Aghdam, de 39 anos, se matou em seguida no local.