24 Abr 2019
Segunda, 15 Abril 2019 23:46

O mundo inteiro assistiu nesta segunda-feira a catedral de Notre-Dame, em Paris, queimar durante três hrs, num incêndio de grandes proporções ue feriu nao apenas um cartão postal da cidade como um patrimônio da Humanidade.

O incêndio começou às 18:50 da França e por volta d ameia noite ainda havia focos de chamas.

A torre central caiu e boa parte do telhado foi consumida.

À tarde, o governo francês divulgou um balanço segundo o qual a estrutura da catedral, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991, estaria preservada.

"Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou Laurent Nunez, do Ministério do Interior francês.

A estrutura está salva e preservada na sua totalidade", confirmou Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação.

O presidente da França, Emmanuel Macron, lamentou o incêndio, um "drama terrível"."Vamos fazer um apelo aos maiores talentos e reconstruir a Notre Dame, porque é isso que os franceses esperam e nossa história merece", afirmou.

Segundo Macron, a fachada e a estrutura principal da catedral de Notre Dame somente escaparam do pior graças à ação dos bombeiros.

Ninguém ficou ferido, mas caiu o pináculo, estrutura em com 93 metros de altura, que passava por reformas.Com 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo, era um dos mais belos detalhes arquitetônicos da catedral parisiense, ícone do estilo gótico, no coração da caítal francesa, a Ile de France.

Valérian Fuet, porta-voz dos bombeiros, disse que a localização da catedral, justamente em uma ilha fluvial no meio de Paris, dificultou a ação.

Aviões despejaram água, mas são considerados inadequados, pois esse tipo de ação podia contribuir para o colapso da estrutura.

Os bombeiros procuraram também resgatar as obras de arte da catedral. "As obras mais valiosas já se encontram abrigadas", disse Gallet.

Quando o incêndio começou, na área que estava em obras, terminava a missa. As pessoas foram retiradas por funcionários, que não imaginavam o alastramento tão rápido das chamas.