16 Nov 2019
Domingo, 16 Junho 2019 17:30

Um apagão na Argentina e no Uruguai deixou pelo menos 48 milhões de pessoas sem luz desde a madrugada de sábado.

"Uma falha maciça no sistema de interconexão elétrica deixou toda a Argentina e o Uruguai sem energia", informou no Twitter a distribuidora Edesur.

A falha partiu de "uma conexão de transporte de eletricidade entre as centrais de Yacyretá e Salto Grande", segundo a empresa. Disparou um alarme de proteção das usinas hidrelétricas, que deixaram de operar.

"Às 7h07 houve o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu uma queda de energia em todo o país e que também afetou o Uruguai".

Nas províncias do Norte da Argentina, o apagão começou mais cedo, às 5h, e entrou pelo domingo. Buenos Aires chegou a ficar completamente sem luz, mas a energia começou a ser reestabelecida no final da manhã. O fornecimento foi normalizado nos bairros 9 de Julio, Chacarita, Constitución, Flores, Liniers, San Telmo e Recoleta.

O apagão tumultuou os restaurantes - este domingo é Dia dos Pais na Argentina e para completar o tango chove muito na capital do país.

Pelo Twitter, a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas do Uruguai afirmou que todo o território uruguaio sem luz. Uma parte do sistema de alta tensão voltou a funcionar no início da tarde.

Segundo a Edesur, o pagao pode ter ocorrido por um “desequilíbrio entre a energia entregue e a alta demanda”. No inverno, os argentinos utilizam muita energia para seus sistemas de calefação.