18 Out 2021

Trump suspende a imigração para os EUA

  Ter, 21-Abr-2020
Trump: isolacionismo próprio Trump: isolacionismo próprio

O presidente americano, Donald Trump, suspendeu nesta terça-feira a imigração para os estados Unidos, em caráter temporário. A iniciativa, segundo ele, é para "proteger trabalhadores americanos uma vez que a eocnomia comece a se recuperar da páralisação econômica".

a validade inicial da supensão é de 120 dias.
TrumP quer o fim do isolamento o mais cedo possível. O mercado americano continua em baixa, com a queda dos preços do petróleo e a demora do Congresso em aprovar uma ajuda financeira aos pequenos empresários.

 À luz do ataque do Inimigo Invisível [o coronavírus], bem como da necessidade de proteger os empregos de nossos grandes cidadãos americanos, assinarei uma Ordem Executiva para suspender temporariamente a imigração para os Estados Unidos", avisou Trump pelo Twitter.

A imprensa americana aponta que o presidente está usando a pandemia para colocar em prática seu próprio projeto isolacionista. Com a pandemia, ele acabou cumprimndo uma promessa de campanha. "Não está muito clara qual a base legal do presidente Trump para fazer isso", escreveu o jornal americano New York Times.

Na campanha, Trump chegou a defender a construção de um muro entre os EUA e o México - com dinheiro do México. Nas últimas semanas, a Casa Branca já vinha procurando criar obstáculos para impedir requerentes de asilo e imigrantes de entrar no país.