20 Fev 2019

Missão

A República é um veículo de comunicação brasileiro, com alcance de 360 graus. Nosso objetivo é contribuir para a garantia da democracia, o desenvolvimento econômico sustentável, o progresso da iniciativa privada e o fortalecimento do Estado nas suas funções essenciais, de regulação e promoção da segurança, educação, saúde e bem estar.

Quem faz:

  • Foi editor de política e assuntos nacionais da revista Veja, editor executivo do Grupo Exame, editor sênior de O Estado de S. Paulo, diretor editorial e responsável pelo lançamento no Brasil da revista Forbes, entre outras publicações. Foi ainda diretor editorial da Saraiva para a publicação de livros de ficção e não ficção, criador do selo e do Prêmio Benvirá de Literatura. Ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo Político e de 12 prêmios Abril de Jornalismo, pertenceu ao corpo de jurados do Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Petrobras de Jornalismo.

    Como autor, publicou livros de reportagem como O Sonho Brasileiro - Como Rolim Amaro Construiu a TAM e sua Filosofia de Negócios; A Conquista do Brasil: 1500-1600; A  Criação do Brasil: 1600-1700; e Eles Me Disseram – As ideias e valores de 21 brasileiros de sucesso, além de mais uma dezena de obras de ficção e não-ficção.

  • Hugo Studart, editor de A República em Brasília, é jornalista, professor e doutor em História. Trabalhou como repórter investigativo, editor ou colunista nos maiores veículos do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; revistas Veja, Manchete e Dinheiro. Atuou como diretor e colunista da IstoÉ, além de editor-chefe da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea. Colaborou com artigos, colunas ou ensaios em veículos como Exame, Imprensa e Brasil História; e com artigos de opinião para O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Ganhou diversos prêmios de jornalismo, como o Prêmio Esso e o Abril, além do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

    Como professor, atua como pesquisador-associado do Núcleo de Estudos da Paz e dos Direitos Humanos da Universidade de Brasília e na Pós-Graduação em Ciência Política na Faculdade Upis. Lecionou Jornalismo no Instituto de Ensino Superior de Brasília, na Fundação Casper Líbero, São Paulo, e na Universidade Católica de Brasília; além de MBA em Relações Institucionais do Ibmec. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

  • Cientista político e consultor especializado em estratégia e formação de lideranças. Representou o Brasil no Conselho da OIT, em Genebra. Assessorou vários órgão públicos federais e municipais, sindicatos e partidos políticos. Foi coautor da Emenda pelas eleições diretas de governadores, junto ao então senador Franco Montoro. Criou a divisão de Projetos especiais da TV Globo. Colaborou com artigos e palestras para diversos veículos de comunicação e educação.

  • Jornalista, sociológo, pós graduado em Política Internacional com especialização em marketing e jornalismo científico.

  • JCaesar é o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco (o último?) do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA.