28 Nov 2021

Produção industrial caiu 27,2% em abril

  Qua, 03-Jun-2020
Campos Neto: "vai ser bem pior" Campos Neto: "vai ser bem pior"

Por conta do coroavírus, a produção industrial brasileira registrou queda de 18,8% em abril na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em levantamento publicado nesta quarta-feira. Mas a crise não deve somente á pandemia. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 27,2%.

Em audiência pública virtual com o Congresso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o Produto Interno Bruto deve ter sido "bem pior" no segundo trimestre de 2020. Na semana passada, (IBGE) informou uma queda de 1,5% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior.

O que segura a economia no momento é o setor agrícola, com resultados positivos. No Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda, a projeção mediana para o PIB já indica queda de 6,25% em 2020.

A crise no mercado de trabalho, nas palavras de Campos Neto, é "sem precedentes". O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados registrou somente em abril 860.503 demissões de empregados com carteira assinada.

Ele ressaltou a fuga de recursos externos durante a pandemia. O Brasil foi dos países que mais sofreu com a desvalorização da moeda no mundo.