23 Jul 2019

Mercado tradicionalmente fechado e cheio de particularidades, a China organizará em novembro, pela primeira vez, um evento com foco na importação: a China International Import Expo (CIIE), que vai de 2 a 11 de novembro em Xangai. “Isso é uma coisa rara na nossa economia”, disse o conselheiro econômico e comercial do Consulado Geral da China em São Paulo, Yu Yong, ao apresentar o evento a empresários na Fiesp nesta quarta-feira, 29.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo desde o Século XVII, mas deve perder esse posto para a Índia em 2018, de acordo com as projeções do mercado. Em vez do açúcar, o setor tem se voltado para a produção do etanol, cujos preços foram puxados pela alta do dólar e da gasolina, com mais lucratividade.

Quando cedeu à reivindicação do tabelamento do frete, durante o protesto dos caminheiros, em maio passado, o governo deu início a uma trombada federal em várias frentes. Uma delas é jurídica. Nesta segunda-feira, 27, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, começou uma audiência pública para discutir a fixação dos fretes, que sofreu três ações diretas de inconstitucionalidade. Fux avisou que somente deve tomar uma decisão depois de ouvir representantes do governo, da indústria e de transportes. Constitucional ou não, o resultado prático do tabelamento já transtorna toda a economia, das empresas aos consumidores - um efeito esperado, como sempre acontece quando se quer mudar a realidade por decreto.

Desde o ano passado, notabilizou-se o número de 13 milhões de desempregados, computados pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística, como um medidor do tamanho da crise econômica que se abate sobre o Brasil. Outro número, porém, é ainda mais expressivo. No segundo trimestre do ano, o IBGE contabilizou 27,6 milhões de pessoas "subocupadas" - contingente que, além dos desempregados, inclui aqueles que passaram a viver de bico, subempregados (que trabalham menos de 40 horas semanais) e outros que pertencem à força de trabalho mas deixaram de procurar emprego. Esse número mostra a queda do Brasil para a economia informal, onde as pessoas subsistem como podem, não pagam impostos e contribuem, dessa forma, para a desestruturação da economia e da influência do Estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registrou em junho uma alta de 6,6% do setor de serviços, em relação ao mês anterior. O que foi comemorado na mídia como boa notícia, porém, é uma boa notícia relativa, já que houve pouco mais que a recuperação de uma queda do mês anterior, de 5%, devido à paralisação dos caminhoneiros. Ainda assim, o setor de serviços tem sido um refúgio na crise, especialmente para os trabalhadores que perderam o emprego na indústria e vão para o mercado informal - não medido pelo índice.  

Em julho, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, foi de 0,33%. Isso significa que os preços subiram menos, mas não se trata exatamente de uma boa notícia.

Em junho, o IPCA já havia ficado em 1,26%, aceleração atribuída pelo governo aos efeitos do protesto dos caminhoneiros, que fez subir sobretudo o preço dos combustíveis, escassos durante a paralisação. Trata-se portanto de uma alta de 0,33% sobre outra de 1,26%.

O Conselho Monetário Nacional aumentou nesta terça-feira o limite máximo para o valor de imóveis que podem ser financiados pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que era de 950 mil reais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ele agora é de 1,5 milhão de reais e vale para todo o território nacional.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar derrubou nesta segunda-feira uma resolução normativa, criada por ela mesma, que instituía a cobrança de uma franquia semelhante à do seguro dos carros e um sistema de coparticipação nos planos de saúde.

Com o sistema em crise, pelo abandono de uma fatia expressiva de contribuintes, a intenção da agência era atender às preocupações da seguradoras. Porém, onerar ainda mais os usuários remanescentes, já bastante estrangulados com a alta de seus planos, poderia ser um golpe fatal - e o governo decidiu discutir melhor o assunto antes de uma decisão precipitada. 

Preocupados com a onda protecionista da China e dos Estados Unidos, o Japão e os líderes da União Europeia  assinaram o mais ousado plano de cooperação econômica e livre comércio desde a própria criação da UE.

Depois do acordo de parceria com a Boing, a Embraer recebeu a encomenda de 25 aviões E175, seu jato de porte médio, pela United Airlines - no valor estimdo de cercade 1,1 bilhões de dólares.