19 Fev 2020

Embraer ordena recall e suspende voos do jatinho Phenom 300

  Sex, 15-Nov-2019

A Embraer está fazendo o recall do jato executivo mais vendido do mundo, o Embraer EMB-505, modelo Phenom 300. O desgaste de peças de balanceamento da aeronave fez com que seus voos fossem proibidos em todo o mundo.

O aviso do recall foi feito aos operadores do Phenom no último dia 30 de outubro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. Na última quarta-feira, foi proibido o voo dos jatos que apresentarem o desgaste.

“A decisão determina que, nos casos em que são encontrados desgastes nas peças indicadas, a aeronave fica impedida de voar enquanto não forem realizadas as ações de manutenção corretivas estabelecidas pela fabricante”, afirmou a agência, em nota.

O frecall foi iniciado pelas aeronaves com maior tempo de operação. Um documento foi emitido para impor novos procedimentos de manutenção nas aeronaves que já estão em operação.

“Ela [a chamada de revisão] é de cumprimento mandatório para todos os operadores, tanto no Brasil como, assim que adotada, nos demais países onde aeronaves especificadas na DA estejam em operação”, afirma a Anac, que tem a responsabilidade da comunicação internacional, pelo fato do Phenom ser desenvolvido no Brasil.

A Embraer, que completou 50 anos em agosto passado, é a maior exportadora de produtos com alto valor agregado do país, com mais de 8.000 aviões vendidos.Teve 80% da divisão de aviação comercial vendida para a Boeing, mas a União Europeia decidiu em outubro questionar juridicamente o negócio, cuja concretização foi assim adiada para fevereiro de 2020.