19 Set 2019
Julio Cesar de Barros

Julio Cesar de Barros

Julio Cesar de Barros é jornalista, sociólogo e cartunista. Foi chargista e cronista carnavalesco (o último?) do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. Em A República, também produz charges com o pseudônimo de Jcaesar.

Terça, 18 Dezembro 2018 20:38

Banânia, o país dos coitadinhos

O Brasil é por excelência o país dos coitadinhos. O vitimismo como fenômeno mundial é recente, mas no Brasil ele faz parte da história e da cultura. Está entranhado nas nossas vísceras. 

Quarta, 12 Dezembro 2018 11:45

Os últimos dias no poder

É uma linda manhã e o sol banha de dourado o espelho d’água do Paranoá.

O telefone da portaria tocou e o Severino veio me chamar, pobre homem subindo sete andares pela escada. O elevador do ministério está em manutenção.

Quinta, 06 Dezembro 2018 12:29

Da utopia à bala perdida

Violência, carência e poesia no morro carioca

Quarta, 28 Novembro 2018 16:14

O PT e a democracia

Todo mundo no Brasil é de esquerda. É condição básica para ser descolado. 

Quarta, 07 Novembro 2018 14:58

A questão mineral do crioulo doido

O presidente eleito acredita que o nióbio pode ser a salvação da lavoura, digo, da exploração mineral. Por esta razão, quer os gringos fora desse campo.

Já Temer deixa frouxo, quer ver a terra sendo revolvida de norte a sul gerando riqueza.

Quarta, 31 Outubro 2018 18:43

O Saci e a Bruxa no caminho do Brasil

Aparentemente, essa discussão tacanha entre Halloween e Saci não passa de uma bobagem. Mas esse “embate” esconde um problema muito maior, é sintoma de uma doença da qual o país padece há décadas.

Ela esconde um fenômeno que nos sufoca e expõe nosso complexo de vira-latas. A culpa é sempre do outro. O de fora. Lá fora estão querendo nos ferrar.

Página 6 de 6