21 Jul 2019
Hugo Studart

Hugo Studart

Hugo Studart, editor de A República em Brasília, é jornalista, professor e doutor em História. Trabalhou como repórter investigativo, editor ou colunista nos maiores veículos do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; revistas Veja, Manchete e Dinheiro. Atuou como diretor e colunista da IstoÉ, além de editor-chefe da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea. Colaborou com artigos, colunas ou ensaios em veículos como Exame, Imprensa e Brasil História; e com artigos de opinião para O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Ganhou diversos prêmios de jornalismo, como o Prêmio Esso e o Abril, além do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

Como professor, atua como pesquisador-associado do Núcleo de Estudos da Paz e dos Direitos Humanos da Universidade de Brasília e na Pós-Graduação em Ciência Política na Faculdade Upis. Lecionou Jornalismo no Instituto de Ensino Superior de Brasília, na Fundação Casper Líbero, São Paulo, e na Universidade Católica de Brasília; além de MBA em Relações Institucionais do Ibmec. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Segunda, 20 Maio 2019 14:17

Bolsonaro e a inspiração dos toureiros

Quando o peão entra no rodeio ou o toureiro na arena, não pode reclamar o touro é bravo. Ou que o Centrão quer prevaricar, que o Rodrigo Maia não se deixa adestrar, que a imprensa critica e muito menos que a oposição não deixa governar. Agora marcam passeatas para exigir que o touro fique mansinho como um boi capão.

Sábado, 27 Abril 2019 16:57

Lula e o mito de Prometeu acorrentado

A entrevista do Lula lembra muito o mito retratado por Ésquilo na peça "Prometeu Acorrentado". Prometeu é o personagem principal da mitologia clássica, o titã predileto de Zeus, até que roubou o fogo sagrado do Conhecimento e entregou para os homens.

O que se sabe até agora e o que se pode dizer do conflito armado dentro do Palácio do Planalto, que colocou de um lado o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, de outro o vice-presidente, general Hamilton Mourão:

Domingo, 14 Abril 2019 10:36

Bolsonaro e o holocausto

A polêmica da hora sobre Jair Bolsonaro diz respeito a uma observação sobre a possibilidade de perdoar o holocausto nazista – “mas não podemos jamais esquecer”, ressalvou.

Sexta, 12 Abril 2019 20:16

A Arte da Guerra no governo Bolsonaro

Há muito que os executivos descobriram a adaptação das estratégias militares para o mundo dos negócios. Vale o mesmo para o governo e a política. 

Quarta, 03 Abril 2019 08:55

1964-1985: o saldo do fratricídio

Entre 1985 e 2014 ocorram três esforços concentrados de inventariar os mortos e desaparecidos da ditadura militar. A cada nova contagem apresentada pelos partidos e grupos de esquerda, os militares reagiram apresentando novas listagens das vítimas do "terrorismo", ao qual tratarei abaixo por "vítimas das esquerdas":

Sábado, 30 Março 2019 14:24

Afinal, nazismo é direita ou esquerda?

A polêmica da hora diz respeito à afirmação de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, de que o nazismo seria um movimento de esquerda. 

Quinta, 21 Março 2019 12:20

Por que caiu a popularidade de Bolsonaro

A popularidade do presidente despencou 15 pontos percentuais em apenas três meses. Em relação à população, significa que cerca de 30 milhões de brasileiros estão, digamos... menos animados com os rumos do governo. Em relação ao eleitorado, são 22 milhões de novos desanimados. 

Quarta, 20 Março 2019 15:55

A Lava Toga é inevitável

Por vezes ocorrem grandes movimentos históricos internacionais, e o atual pende para a direita. Nos Estados Unidos, deu Donald Trump; no Brasil, Jair Bolsonaro; na Grã Bretanha, o Brexit; e por aí vai. Esses grandes movimentos por vezes passam por cima da lógica e até das leis, quando necessário. Viram até revoluções.

Segunda, 04 Fevereiro 2019 15:48

Chantagem: a arma e a fraqueza de Renan

Faz parte da sabedoria sempre respeitar adversários e inimigos. Mas não há qualquer razão para ter medo de Renan Calheiros. Renan é um psicopata - em grau leve ou médio - no momento em surto de hidrofobia.

Página 1 de 4