20 Fev 2019
Barlaeus

Barlaeus

Cronista, historiador, romancista e humanista republicano e democrata desde o império romano

Sábado, 16 Fevereiro 2019 20:03

O governo e a chuva negra da política

Muita gente acha que o que mata na bomba atômica é a explosão - o impacto do cogumelo atômico. Esse, porém, é só o começo. A partir da fissão, seguem-se várias ondas de efeito prolongado e ainda mais nefasto, como o choque de calor e a nuvem de poeira, que se converte numa chuva de fuligem radioativa, capaz não apenas de aniquilar os seres humanos restantes como esterilizar os rios e a terra num raio de dezenas de quilômetros por anos a fio. 

Esse fenômeno, conhecido como chuva negra, é o que aconteceu na política brasileira, depois da explosão criada pela Lava Jato.

A partir da fissão do núcleo de poder, onde se alojava a cúpula do PT, as ondas de calor atingiram seus associados, destruindo todo um ecossistema político. Agora, há ainda a chuva negra, que continua respingando nos políticos sobreviventes, todos eles acostumados em maior ou menor grau ao mundo anterior. Incluindo membros que estão dentro do atual governo, eleito justamente para associar-se ao extermínio da corrupção.

Sexta, 08 Fevereiro 2019 20:30

Entre tapas e Bezos

Jeff Bezos, dono da Amazon, a gigante do varejo mundial, tinha uma amante. Sua mulher pediu o divórcio. O mundo dos negócios adorou a fofoca, ainda mais pela divisão súbita de uma das maiores fortunas do planeta.

Ficou ainda mais quente. As conversas particulares entre Jeff e sua suposta amante foram publicadas por um chantageador que, agora, ameaça publicar nudes dele e da mulher.

Bohemian Rhapsody, o filme que retrata a vida de Fred Mercury e do Queen, ícones da música pop dos anos 1970 e 1980, não é apenas um grande filme, por várias razões. É também uma lição do Brasil para o Brasil.

Sábado, 29 Setembro 2018 16:36

O Bom Ditador e o Bom Ladrão

Jesus está na cruz. À sua esquerda, está o Bom Ladrão. À direita, está o Bom Ditador. Em agonia, os três têm tempo ainda para uma última conversa.

Sexta, 31 Agosto 2018 23:08

O sábio chinês e o Brasil

Imagine uma linha do tempo. E que você, aos 40 anos, é uma pessoa que já teve 30, 20, 10, 1 ano de idade.
Imagine também que antes disso você teve um período de gestação. E antes, ainda, recebeu uma herança de seus avós e antepassados. Se esse passado te trouxe coisas boas, se você foi feliz, isso vai trazer saúde. Se o seu passado foi infeliz, traz a doença.
- Simples assim? - perguntou Cláudio.