18 Out 2021
A República

A República

A mulher do deputado federal Eduardo Bolsonaro, Heloísa Bolsonaro, postou no domingo (17) uma fotografia das Arábias, tirada com o marido e a filha durante uma viagem oficial a Dubai.

O ator William Shatner, o Capitão Kirk da série cult "Jornada nas Estrelas" original, foi ao espaço de verdade, aos 90 anos de idade, na última quarta-feira, dia 13.

Shatner é agora o homem mais velho a sair da calota terrestre - i que fez a convite do bilionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon.

O Tribunal de Justiça Militar condenou, nesta quinta-feira (14), oito militares do Exército pela morte do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo, em abril de 2019.

o tenente Nunes foi condenado a 31 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Outros sete militares foram condenados a 28 anos de prisão em regime fechado por duplo homicídio e tentativa de homicídio - o sogro de Evaldo ficou ferido na ação. A juíza Mariana Aquino absolveu outros quatro oficiais que não dispararam suas armas.

Atiradores dispararam na madrugada desta quarta-feira contra participantes de uma "festa paredão", em Salvador, matando seis pessoas.na travessa Oito de Dezembro, no bairro do Uruguai. Outras 15 ficaram feridas.

Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), publicado nesta quarta-feira, indica que quase 20 milhões de brasileiros passam fome regularmente - declaram passar 24 horas ou mais sem ter o que comer em alguns dias. Outros 24,5 milhões receiam a fome e já reduziram a qualidade e q quantidade do que comem. E 74 milhões receiam passar fome no futuro.

O levantamento, feito pelas pesquisadoras da Escala Brasileira de Segurança Alimentar feita pelo IBGE, elabora os dados do órgão estatal, realizados a cada quatro anos, dentro da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Quarta, 13 Outubro 2021 09:34

Ultradireita cresce na Argentina

Um economista cabeludo, Jamier Milei, é a nova força política emergente da argentina, depois da crise que não foi debelada pelo governo populista de esquerda do kirchnerismo, de volta ao poder depois do insucesso também do liberalismo pampeiro de Maurício Macri.

Professor de economia que gosta de se comparar com Jair Bolsonaro e Donald Trump, Javier Milei tem 50 anos e é o líder do Liberdade Avança, partido de direita radical que ganha espaço político na Argentina com o discurso de acabar com as velhas fórmulas mal sucedidas - e a democracia junto.

O Liberdade Avança fez sua lista para os próximos pleitos parlamentares, em 14 de novembro, e conseguiu nas pré-eleições de setembro - uma espécie de prévia instituída pelo sistema eleitoral da Argentina - o alcançou 13% dos votos.

Esse resultado lhe deu condições de estar todas as cédulas no pleito de novembro e colocou Milei como a líder da terceira força política do país. Na sua agenda, está a disputa pela Casa Rosada em 2023.

O eleitorado de Milei é formado sobretudo por jovens, atraído pelo seu jeito de surfista radical, no cabelo e nas palavras. Antigo cantor de uma banda de rock, aparece de jaqueta de couro nos comícios, recheados de cartazes com dizeres como "Os esquerdistas estão com medo". Os cabelos bagunçados lhe valeram o apelido de "Peluca" (peruca).

"Nossa linha comum é a luta contra o comunismo, contra o socialismo", diz ele, de sua semelhança com trump e Bolsonaro.Ganhou notoriedade como comentarista econômico em revistas e talkshows.

Midiático, Milei, fala palavrões e se inclina para a sátira. "O direitista não te deixa ir para a cama com quem quiseres, o esquerdista não te deixa fazer negócios com quem queiras", diz "O libertário não liga nem com quem fazes negócios, nem com quem vais para a cama."

É também agressivo. "Classe política de merda, bandida, parasitária, jamais irei contra a propriedade privada, contra a liberdade, aumentar um imposto", afirmou, em um comício.

O maior cabo eleitoral de Milei, porém, é o fracasso dos governos, incluindo o atual, de popularidade cadente. A pandemia e a incapacidade de produzir um plano realista para debelar a crise econômica acabaram se tornando aliados de qualquer discurso agudo que critique p que existe - sem que se saiba, porém, o que isso pode produzir de melhor.

 

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, denunciou na terça-feira (12) o "assassinato maciço" de refugiados venezuelanos na Colômbia

Quarta, 13 Outubro 2021 09:03

Cai média de mortes por Covid-19

A média semanal de mortes por Covid-19 no Brasil caiu a 367 nesta terça-feira, menor marca desde os 365 dia 12 de novembro do ano passado, quando foi de 365. Os dados são compilados junto às secretarias estaduais de saúde por um pool de veículos de imprensa desde que o Ministério da Saúde abdicou de centralizar os dados.

Quarta, 13 Outubro 2021 08:41

Bolsonaro leva discórdia ao santuário

O presidente Jair Bolsonaro colhe maus resultados em diversas áreas - na economia, com inflação de 10% ao ano e desemprego recorde, nas pesquisas de opinião, onde a avaliação do governi piora rapidamente, e na política, assediado pela Justiça e encilhado pelo Congresso. O presidente só vai bem na área em que atua com eficiência: a divisão da sociedade, levando a discórdia aondevai. Foi o que ele fez nesta terça-feira, feriado de Nossa Senhora de Aparecida, símbolo de união e de fé brasileira, quando ele foi a Aparecida, levando consigo o pomo da discórdia.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura denunciou a morte de 200 mortes de voluntários de pesquisa clínica com a proxalutamida feita no Amazonas como uma uma violação aos direitos humanos e à éticas das "mais graves e sérias da história da América Latina".

Página 1 de 148