15 Set 2019

A aposentada Cleuzenir Barbosa entregou ao Ministério Público nesta quinta-feira mensagens de WhatsApp em que um assessor parlamentar do hoje ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (PSL), cobra a devolução de verba do fundo partidário para uma gráfica ligada a outro assessor do político.

A investigação, realizada com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que determinou a apuração dos fatos pela Polícia Federal na crise que já derrubou o ministro da secretaria de governo, Gustavo Bebianno, mostra o funcionamento do esquema de laranjas que o PSL utilizava para desviar dinheiro do fundo público, evidenciado em pernambuco, região do atual presidente da legenda, Luciano Bivar, e Minas Gerais, de Álvaro Antônio.

As mensagens do WhatsApp foram trocadas durante a campanha eleitoral entre Cleuzenir, então candidata a deputada estadual pelo PSL em Minas, e Haissander de Paula, que trabalhava como assessor do gabinete de Álvaro Antonio na Câmara dos Deputados.

Uma confusão sobre os lugares nas arquibancadas ocupadas pelas torcidas de Vasco e Fluminense neste domingo, decisão da Taça Guanabara, quase acabaou em tragédia. O Vasco ganhou o jogo e o título, mas a sensação foi de que todos perderam.

Entre suas promessas de campanha, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou para o fim dos sistemas de cotas, como o que estipula um número de vagas em universidades para determinados grupos, entre eles os estudantes negros. Fazia parte de seu pacote contra o "coitadismo" nacional e em prol da valorização do mérito, sem discriminação nem criação de benefícios para minorias que acabam instituindo privilégios.

Aos 96 anos, faleceu no Rio de Janeiro a atriz, cantora, diretora e produtora teatral Bibi Ferreira, grande dama das artes, com uma biografia que se confunde com a história do teatro brasileiro.

A Polícia Civil divulgou imagens de câmeras de segurança da concessionária CCR que mostram a queda do helicóptero onde se encontravam o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci, na segunda-feira, numa alça da Rodovia Anhanguera, em São paulo.

Pela forma de aproximação do solo, especialistas indicam que a aeronave teve uma pane de motor e tentou fazer um pouso de emergência, como também sugeriram testemunhas oculares.

 

O âncora do Jornal da Band e da BandNews FM, Ricardo Boechat, morreu nesta segunda-feira em um acidente de helicóptero em São Paulo, aos 66 anos.

O jogador Kayque Soares, um dos sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo que pegou fogo, matando dez atletas das categorias de base do clube e deixando três com ferimentos, contou ao SporTV o que viu naquela noite.

E, quanto mais se sabe sobre a tragédia, como as muitas que o Brasil tem se acostumado a ver nos últimos anos, mais claros ficam os indícios de negligência dos responsáveis. 

 

Moradores de Barão de Cocais e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, deixaram suas casas na madrugada nesta sexta-feira sob alerta de risco nas barragens próximas.

Duas semanas após o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho, que deixou 157 mortos e 182 desaparecidos, a paranoia se instala nas localidades próximas a outras 50 barragens da companhia que funcionam no mesmo modelo.

O líder do PCC Sérgio Quintiliano Neto, o Minotauro, foi preso pela Polícia Federal em Camboriú (SC), nesta terça-feira.

Minotauro atuava na fronteira do Brasil com o Paraguai. "A prisão de Minotauro é considerada um importante golpe no tráfico de drogas e armas, bem como na tentativa de domínio de áreas fronteiriças por facções criminosas", afirmou a PF, em nota.

 O Papa Francisco pousou em Abu Dhabi para uma visita aos Emirados Árabes. Aproveitou a ocsiao para lançar uma mensagem conra o fundamentalismo religioso, que é ao mesmo tempo um desafio de civilização. "Não existe violência que possa ser justificada", afirmou.