23 Jul 2019

Nesta segunda-feira (11), teve início o processo de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo, a primeira empresa federal de administração portuária incluída no PPI, o Programa de Parcerias e Investimentos lançado pelo governo de Michel Temer em 2016.

Um policial militar reformado e um ex-PM foram presos na madrugada desta terça-feira, por suspeita de envolvimento direto no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e do motorista do carro onde estavam, Anderson Gomes, em março do ano passado.

O policial reformado Ronnie Lessa, 48, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, 46, são suspeitos de envolvimento com milícias que exploravam o mercado de imóveis no Rio de Janeiro e tinham um padrão de vida inexplicável pelo salário da carreira policial. Lessa é morador do mesmo condomínio de alto padrão que o presidente Jair Bolsonaro, na Barra da Tijuca, onde foi encontrado.

Depois de quase 20 anos de negociação, foram concluídas as negociações do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que permite o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites, mísseis e foguetes. O documento deve marcar as novas relações entre os dois países, assinado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, na semana que vem.

Com o enredo de encomenda para ganhar, a Mangueira foi a escola de 2019 no Carnaval carioca.

Aclamada pelo público, teve o resultado confirmado como campeã no voto dos jurados. 

Quando estava no governo, em 10 dezembro de 2010, o então presidente Lula vetou um pacote de vacinações, então já aprovado pelo Senado, que incluía a meningite meningocócica, a hepatite A, pneumocócica conjugada 7 valente, varicela e pneumococo.

O desemprego no Brasil foi de 12%, em média, no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice subiu em relação ao trimestre anterior (11,7%) após duas quedas consecutivas.

Isso significa que há 12,7 milhões de desempregados no país. Alta de 2,6% em relação ao trimestre anterior. 

Faleceu nesta segunda-feira, aos 72 anos, o jornalista esportivo Roberto Avallone, lenda da crônica esportiva brasileira.

A aposentada Cleuzenir Barbosa entregou ao Ministério Público nesta quinta-feira mensagens de WhatsApp em que um assessor parlamentar do hoje ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (PSL), cobra a devolução de verba do fundo partidário para uma gráfica ligada a outro assessor do político.

A investigação, realizada com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que determinou a apuração dos fatos pela Polícia Federal na crise que já derrubou o ministro da secretaria de governo, Gustavo Bebianno, mostra o funcionamento do esquema de laranjas que o PSL utilizava para desviar dinheiro do fundo público, evidenciado em pernambuco, região do atual presidente da legenda, Luciano Bivar, e Minas Gerais, de Álvaro Antônio.

As mensagens do WhatsApp foram trocadas durante a campanha eleitoral entre Cleuzenir, então candidata a deputada estadual pelo PSL em Minas, e Haissander de Paula, que trabalhava como assessor do gabinete de Álvaro Antonio na Câmara dos Deputados.

Uma confusão sobre os lugares nas arquibancadas ocupadas pelas torcidas de Vasco e Fluminense neste domingo, decisão da Taça Guanabara, quase acabaou em tragédia. O Vasco ganhou o jogo e o título, mas a sensação foi de que todos perderam.

Entre suas promessas de campanha, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou para o fim dos sistemas de cotas, como o que estipula um número de vagas em universidades para determinados grupos, entre eles os estudantes negros. Fazia parte de seu pacote contra o "coitadismo" nacional e em prol da valorização do mérito, sem discriminação nem criação de benefícios para minorias que acabam instituindo privilégios.